quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Rua Gil de Góis, 333




Especificação: Construção de um prédio, sobrado residencial, em estilo eclético e predominância para o estilo neocolonial. O edifício, de dois pavimentos, fica na Rua Baronesa de Lagoa Dourada (Praça do Liceu), faz parte da ambiência da Praça Barão do Rio Branco, onde se destacam outros imóveis tombados pelo INEPAC, como o Liceu de Humanidades, a Residência dos Bittencourt, o Colégio Bittencourt, a Vila Maria e o Palácio Nilo Peçanha.
O prédio, afastado do alinhamento da rua e protegido por um muro simples, barrado de pedras decorativas, com colunas e gradeamento de ferro, está tutelado à “Residência dos Bittencourt”. Trata-se de uma construção luxuosa e, quando construído, na segunda metade do Século XX, ocupava parte importante do lugar denominado de Alto do Outeiro. Destacam-se as janelas simétricas retangulares dando ao imóvel harmonia e imponência. Todas são feitas em esquadrias de madeira, com bambinelas, venezianas e vidro.
A entrada se faz pela Rua Gil de Góis, através da varanda frontal, de onde se acessa o interior do prédio,  tudo levando a se acreditar que o modelo de marcenaria é único e sobre medida. No alto, junto à cimalha, o telhado com acabamento colonial ganha destaque na paisagem, valorizada pelo jardim no qual se enfatizam as folhagens dos coqueirinhos.

Localização: Rua Gil de Góis, 333 (Antiga Rua das Cancelas) – Centro Histórico.

Época de Construção: Ano de 1940, aproximadamente.

Estado de Conservação: Bom. O prédio mantém as principais características arquitetônicas do prédio e, por isso, deve ser devidamente preservado como Patrimônio Histórico do Munícipio.                 

Propriedade: Boletim Cadastral em nome de Gilberto Moraes de Medeiros e Outros (Maria Lúcia De Lacerda Medeiros e Genilda Medeiros de Azevedo), seus Representantes e ou Herdeiros.

Endereço para Correspondência: O mesmo. CEP: 28035-250

Processo nº: 3045/2016

Protocolo nº: 2016.115.003235-6-PA

Inventário efetuado em: 08/05/2016
Pesquisa efetuada por: Maria Lúcia Bittencourt da Fonseca e Valdimir da Silva Salino.
Fotografia: Valdimir da Silva Salino
Responsável: Orávio de Campos Soares


Registro Fotográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário